Notícias

Anbima lança rede de testes para tokenização de produtos financeiros

A Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, acaba de anunciar uma novidade interessante: a criação de uma rede de testes para tokenização de ativos financeiros. Isso será feito em parceria com a Fenasbac, a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central.

Esse espaço experimental começará a funcionar em 2024 e está alinhado ao conceito de mercado financeiro aberto, que busca um modelo mais colaborativo. O objetivo é permitir que diferentes instituições testem, de maneira segura e organizada, novas formas de emissão, negociação e liquidação de ativos digitais.

Essas duas entidades se uniram para trabalhar em três frentes: inovação, sustentabilidade e educação. Embora ainda não tenham revelado outros projetos além da tokenização, a ideia é promover inovações que tragam resultados relevantes para o mercado. Elas também buscam estimular a troca de conhecimento entre as instituições.

O diretor-executivo da Anbima, Zeca Doherty, comentou sobre a importância dessa parceria. Ele disse que o ponto de partida será a exploração da inovação, começando por eventos e o desenvolvimento de soluções. Depois, as duas organizações irão avançar para as áreas de sustentabilidade e educação, buscando soluções em conjunto para os desafios do setor.

Essa iniciativa é uma prova de como a Anbima está se aproximando do mundo das criptomoedas. No ano passado, ela implementou novas regras para fundos que investem em cripto, com o intuito de oferecer mais segurança aos investidores. Recentemente, a instituição também incorporou temas como ativos digitais, DeFi e NFTs em suas certificações.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo